quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entre a Medicina e a Psicologia




A medicina avançou muito nos últimos tempos, a psicologia também. Mas tais avanços não nos propuseram um modelo de saúde integrado. A história da ciência médica nos faz resgatar um de seus precursores, Hipócrates, que partia de um  olhar para o corpo não como um conjunto de órgãos, mas como uma unidade viva  e que cada indivíduo seria responsável pela sua regulação   e harmonização. O modelo cartesiano que a ciência médica acabou seguindo posteriormente provocou uma divisão dessa visão, entendendo o corpo como um mecanismo como o de um relógio, que funcionaria bem, caso as peças estivessem em total perfeição.
É certo que este modelo cartesiano tem suas falhas.  A medicina se especializou, cada vez mais a formação do médico foi se dando no estudo minucioso das partes, mas essa especificação que  teve, por um lado, muitos benefícios e propiciou muitas descobertas, por outro abriu mão de uma percepção da inter-relação entre as partes e que,  nessa ciência que não é exata, a soma das partes nunca será igual ao todo. E, quanto mais se estuda, mais se encontram evidências de que fatores, antes colocados de lado, afetam o funcionamento do corpo, como é o caso das emoções, que  estão intimamente relacionadas aos estados de saúde.

As emoções influenciam o corpo e o corpo também tem influencia no nosso estado emocional: são partes do mesmo todo. O corpo, transformado em objeto de estudo pelas ciências (e a psicologia também fez parte desse processo), nos fez perder a noção de que não se pode falar em doenças sem um corpo, ou seja, as doenças não existiriam como um a priori, em verdade o que existe é alguém que está doente.
Diante deste contexto histórico, é necessário que resgatemos as bases de uma ciência, que só existe e se mantém para promover a saúde. É preciso resgatar o olhar para o corpo, numa ciência que prioriza a mente, como a psicologia.  A integração dessas polaridades se faz necessária para que encontremos um modelo que devolva a sabedoria das pessoas na busca  por saúde e que lhes forneça as ferramentas necessárias para que possam encontrar  uma forma mais saudável de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário