segunda-feira, 14 de março de 2016

Com a palavras: nossos alunos!





Nesta publicação, vamos trazer alguns relatos de ex-alunos do curso, pois, nesses últimos 4 anos, formamos 5 turmas no Curso Psicologia das Doenças Somáticas, este ano renomeado Psicologia do Adoecimento. Nossos alunos são as melhores representantes do nosso trabalho e as melhores pessoas para falar do curso, por isso, neste momento,  passamos a palavra para eles!

Raquel Guedes Pimentel Pilon,  aluna da primeira turma do curso Psicologia das Doenças Somáticas (2012), Psicóloga e Gestalt-terapeuta, Doutoranda em Psicologia pela UFSC:

Participei do curso que outrora se chamava Psicologia das doenças somáticas e o que encontrei foi de fundamental importância em minha vida pessoal e profissional.
 A leitura fenomenológica, proposta por Ana Carolina Seara e Maria Balbina Gappmayer (Nina) do método desenvolvido por Adriana Schnake, trouxe uma nova possibilidade de atuar na clínica a partir do referencial do próprio organismo e da doença. Diferentemente das noções interpretativas, o método proposto busca, no próprio corpo e na própria doença de cada pessoa singular, as respostas e caminhos para a reintegração de sua experiência no mundo. 
Na minha vida pessoal, encontrei respostas e caminhos a partir de problemas de saúde que enfrentava naquele período. Aprendi muito sobre meu modo de estar no mundo com meu próprio corpo.  Em meu trabalho como gestalt-terapeuta, ampliaram-se significativamente meus recursos para trabalhar o adoecimento orgânico de meus consulentes. Em todas as situações nas quais usei o método como recurso no campo terapêutico, ouvi de meus consulentes o relato de um significativo crescimento em sua experiência com determinada doença que os acometia.
Mais do que uma nova possibilidade de trabalho, encontrei uma mudança de paradigma: o encontro e a reintegração da experiência do organismo no mundo. Recomendo muitíssimo o curso a todos os profissionais que trabalham com saúde e doença”.


Ivone Lopes, aluna da terceira turma do curso Psicologia das Doenças Somáticas (2013), graduanda de Psicologia da Faculdade Estácio de Sá (Florianópolis-SC):


"O curso Psicologia das Doenças Somáticas apresentou ferramentas nas quais pude reconhecer e me apropriar de meus processos de adoecimento. Reconheci, em meu próprio corpo, a capacidade que possuo em sinalizar quando algo está em desequilíbrio e, dessa maneira, a possibilidade de conectar-me com esse corpo e criar novas formas de estar no mundo. Assim, a partir de minha própria experiência, fui me instrumentalizando para dar lugar e acolher o sofrimento e a vulnerabilidade do outro e acompanhá-lo em sua caminhada de integração consigo mesmo."



Aline C. de Moraes (Psicóloga CRP 12/14188), aluna da terceira turma do curso Psicologia das Doenças Somáticas (2013), Psicóloga (egressa da UNIASSELVI, Blumenau-SC):


"Amei ter participado deste curso, no qual eu me desenvolvi muito, profissionalmente e pessoalmente, através das vivências experimentadas e o conteúdo do curso. Ouvir o nosso corpo e conhecê-lo é maravilhoso, dar lugar ao novo é realmente muito especial...
A partir daí, passei a me perceber muito mais, meus sintomas, meu corpo, minhas formas...enfim.
Foi tão importante para mim, que o adoecimento foi tema do meu TCC na faculdade, apresentação de trabalhos em congressos e está presente atualmente em minha prática clínica.
Sem falar em Ana Carolina Seara e Maria Balbina Gappmayer (Nina),  que são maravilhosas, e minha turma querida, com a qual mantenho laços maravilhosos e deliciosos!!
Então, super indico e sou muito grata por tudo o que aprendi e vivenciei. Obrigada!!"



Rose Silva, aluna da quinta turma do curso Psicologia das Doenças Somáticas (2015), Psicóloga ( egressa da UNIASSELVI, Blumenau-SC):

Quando recebi o folder do curso com inscrições abertas para 2016, o desejo que senti foi começar tudo de novo, participar mais uma vez. Essa foi uma experiência incrível. Um curso muito diferente de todos que já realizei, com uma metodologia muito interessante.  A cada encontro, em cada contato, aprendi muito, aprendi com as professoras e com o grupo.  Foram ótimas trocas. Sou muito grata a Maria Balbina Gappmayer (Nina), a Ana Carolina Seara e a Andréa Mosqueta pelo cuidado, pelo respeito com que tratavam a gente em todos os momentos, pela paciência, pela compreensão, sempre atentas a respeitar  o tempo de aprendizagem de  cada participante, certificando-se de que estávamos entendendo o conteúdo, dispostas a explicar quantas vezes fossem necessárias e das mais diversas maneiras, até todos estarem prontos a continuar, de uma forma que não fosse entediante para o restante do grupo.  E o resultado foi conhecer mais o meu corpo, a minha forma de funcionar, entrei em contato com partes do meu corpo que nunca havia entrado antes. Em cada encontro, trabalhei questões que me angustiavam, refleti muito sobre muitas questões. O curso não me trouxe apenas mais um aprendizado ou um recurso para meu lado profissional, mas me fez desenvolver como ser humano, me ajudou a desenvolver mais auto-controle, a respeitar meu tempo, a ouvir meu corpo.  Sobre o método, o experimento é formidável, o resultado é inexplicável. Cada vez que o utilizo, me encanto mais com os resultados. E percebo que, assim como eu inicialmente, cada indivíduo da sua maneira relata como não se dava conta do funcionamento de seu corpo, e a existência de muitos dos órgãos passavam despercebida.


Tamara Furlan Capelin, aluna da quinta turma do curso Psicologia das Doenças Somáticas (2015), Psicóloga (egressa da UNIDAVI- Rio do Sul- SC):

" A proposta do curso é aprender sobre o adoecimento somático, mas ela vai além, pois nos propicia vivenciar na prática o experimento. Aprendi a respeitar meu corpo, a ouvir suas mensagens e identificar seus sinais através dos sintomas. A teoria aliada à prática permite um conhecimento muito maior sobre o curso. A cada encontro saí diferentes do que entrei, o contato com o grupo, ouvir as histórias e experiências de cada colega e falar sobre mim e meu corpo permitiram que eu me conhecesse ainda mais. Sem contar os workshops, momentos de muito afeto, acolhimento e paz interior. Com toda a certeza, faria tudo novamente! "


Caso tenha interesse em saber mais sobre o curso e queira receber nosso programa com todas as informações, entre em contato conosco pelos e-mails: ana_seara@hotmail.com ; ninagap@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário