segunda-feira, 24 de abril de 2017

Divisor de águas...






Iniciei o curso sem muito conhecimento prévio sobre o que se tratava. Sabia que era sobre um tema que muito me interessa: o processo de adoecimento, sobre saúde-doença. Ao passar dos encontros fui adquirindo conhecimentos além daqueles esperados inicialmente, para além de uma técnica e de teorias sobre o assunto que me interessou incialmente, aprendi muito sobre quem sou e sobre minha forma e meus processos. O curso, concomitante à psicoterapia e coaching, me proporcionou um processo de autoconhecimento bem intenso.

As aulas iniciais foram um reconhecimento da turma e de conceitos básicos da Gestalt-terapia. Compreendi que a visão de homem para tal teoria é do ser humano como uma forma global e integrada, que a maneira como ocorre os processos são mais importantes que o porquê deles acontecerem. A Gestalt-terapia se propõe a ajudar o cliente a dar-se conta de seus processos no tempo presente. Posso dizer que durante os encontros do curso e para além dele, nas reflexões que eles me trouxeram, me dei conta de importantes processos, principalmente ligados ao meu corpo, que trouxeram mudanças para minha vida. Essas transformações não foram instantâneas e nem isentas de sofrimento, porém pude observar um grande crescimento pessoal e profissional.

Após toda a experiência vivenciada e conhecimentos adquiridos através do curso me sinto mais segura para distinguir o que é meu e o que é do outro; a perceber melhor, através de sinais que meu corpo me dá, quais são meus limites e a respeitá-los. As mudanças foram sendo percebidas através de pequenas conquistas no dia a dia, que anteriormente não eram reconhecidas como reais necessidades, portanto eram ignoradas. Essa atitude me fez perceber o valor das pequenas lindezas do dia-a-dia. 

Além do grande crescimento pessoal que o curso me proporcionou, pude ampliar meus conhecimentos práticos-teóricos para minha futura profissão. Conhecer a técnica da Nana Schinake, da maneira que foi lindamente ensinada e vivenciada, despertou em mim desejos de atuação que nunca tinha imaginado. Acredito que este curso tenha sido, de fato, um divisor de águas em meu processo pessoal e profissional.
Nathália Maria Souza da Rocha**

* Trecho do trabalho de conclusão do curso Psicologia do Adoecimento (turma de 2016)
                 ** Acadêmica de Psicologia na UFSC e aluna do Curso Psicologia do Adoecimento. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário