sexta-feira, 13 de abril de 2012

Diferentes olhares...


 * Vista do Vulcão Osorno- Frutillar (Chile)

Nas primeiras postagens desse Blog, compartilhamos um pouco da história da criação desse espaço: as primeiras sementes, a desconstrução e a construção de uma ideia, e os primeiros passos fora do Brasil.

Tudo aquilo que fazemos com vontade é motivado pelas nossas crenças (sejam elas políticas, éticas ou antropológicas). Nossas crenças estão embasadas em conhecimento (científico ou empírico), nossa história de vida e nossos desejos. Nossa trajetória de trabalho com psicologia e saúde nos fez buscar nas cinzas de uma ideia a chama que nos faria continuar. E, ao voltarmos do Uruguai, isso que era uma fagulha, ampliou nosso desejo e motivação por seguir nesse rumo.
Um mês depois de voltarmos do Uruguai, estávamos de malas prontas rumo à Santiago do Chile para fazer o primeiro módulo do Diplomado Enfoque holístico da saúde e da doença. Em Junho de 2011, há 12 horas de viagem de Santiago do Chile, chegamos ao local onde nossa experiência com saúde e doença seria muita vezes ampliada,  o centro de saúde e desenvolvimento Anchimalen, na ilha de Chiloé (sul do Chile).
Nosso primeiro contato, ao chegarmos na ilha, foi com uma colega Gestalt-terapeuta peruana, Judith Sandoval, que, descobrimos logo depois, seria nossa supervisora ao lado da médica chilena Dra. Maria Teresa Broussain. Nosso segundo e feliz contato foi com a até então virtual, Normita (Norma Osnajaski), muito simpática e acolhedora. Ficamos alojados em uma casa de campo com vários colegas de curso, que aos poucos fomos conhecendo. Eram pessoas da vários lugares da América Latina, cada um com um sotaque diferente e fomos tentando estabelecer uma comunicação, muitas vezes (pelo menos no início) mediada por nossa colega  e Gestalt-terapeuta brasileira Andréa Berger. No primeiro módulo, tivemos o prazer de conhecer toda a família Varas Schnake e todas as pessoas que colaboravam para que nossa estada nesse belo lugar fosse muito confortável.
Nos primeiros dias do primeiro módulo, tudo era uma grande novidade: iniciar o dia com uma meditação ativa (que nos fazia despertar e conectar com nosso corpo), em seguida conhecer mais de perto Dra. Adriana Schnake (com o tempo aprendemos a chamá-la de Nana), que muito carinhosamente nos recebeu, esforçando-se para entender o português, já que no primeiro módulo, não nos arriscávamos muito a pronunciar as palavras em espanhol.  Conhecer Nana, aos seus 84 anos de idade, foi uma experiência incrível, seu jeito simpático de contar suas aventuras e desventuras no “mundo médico e gestáltico”, além das histórias da construção de um conhecimento numa época de ditadura, seu estilo único mesclando afetividade, bom humor e muita seriedade nos encantou.
Este diplomado (curso de especialização com 4 módulos de 48 horas/aula, por 7 dias consecutivos) possibilitou uma grande ampliação do nosso conhecimento e experiência. Conhecer dia após dia um pouco mais disso, que é parte nossa, nossos hoje muito queridos órgãos e sistemas, com suas tantas funções, características e anatomia, foi muito enriquecedor. Ao longo desse curso, fomos estabelecendo cada vez mais uma relação de respeito e confiança com nosso corpo, primeiramente com as partes disso que nos forma, e conhecendo essa fantástica interação de peças que funcionam em sintonia e perfeição, se assim permitirmos.  E fomos sendo trabalhados em nossas doenças ou sintomas, fomos trabalhando uns aos outros e, de volta ao Brasil, aplicando e aprendendo a utilizar esse enfoque.
Aquilo que aprendemos foi sendo construído gradualmente, pelas intermináveis leituras de livros e textos, pelas experiências que vivenciamos nas aulas, pelas várias tarefas clínicas de atendimentos realizadas no Brasil que seriam supervisionadas no módulo seguinte no Chile, pelos experimentos vivenciais e, aos poucos, fomos nos dando conta de nossa forma de estar no mundo, do funcionamento do nosso organismo e na repercussão disso para nossa saúde.
No próximo post, acompanhe um pouco mais dessa experiência: das quatro viagens ao sul do Chile até a formatura (Nov 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário