quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Participação no Congresso Brasileiro da Abordagem Gestática- Recife





Em setembro de 2013, estivemos em mais um Congresso Nacional da Abordagem Gestáltica, o XIV Encontro Nacional de Gestalt-terapia e XI Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica, realizado em Recife, cidade dos ventos, do acolhimento e de belezas singulares.

Neste congresso, apresentamos o minicurso: CORPO E SAÚDE: um olhar gestático para as formas de intervenção com adoecimento orgânico. Para nossa surpresa e alegria, um dia antes do congresso iniciar, descobrimos que já estavam encerradas as vagas para participação nesse minicurso! 

Na sexta-feira, 10h30 da manhã, encontramos a sala lotada, o que nos deixou muito satisfeitas e aumentou ainda mais a responsabilidade! Mas, como foi para isso que viajamos tantos quilômetros, assumimos mais esse desafio e a experiência foi muito enriquecedora!

No minicurso, inicialmente escutamos nossos colegas Gestalt-terapeutas sobre o impacto de um vídeo que apresentamos introduzindo a questão do adoecimento. Em seguida, apresentamos uma síntese de nossa experiência nesses últimos seis anos de trabalho com essa demanda, uma compilação do que ensinamos no curso CORPO E SAÚDE: Psicologia das doenças somáticas, em Florianópolis (SC). Nossa proposta de trabalho e experiência enfoca a Clínica da Neurose e a Clínica da Inclusão, como formas de intervenção para trabalhar terapeuticamente com o adoecimento somático. Além, é claro, da nossa formação no Enfoque Holístico da Saúde e da doença (desenvolvida pela Psiquiatra e Gestalt-terapeuta chilena, Dra. Adriana Schnake).

A repercussão da nossa apresentação foi a mais positiva possível e ficamos muito felizes com tanto acolhimento e com os depoimentos dos participantes ao final do nosso trabalho! 

Nossa intenção (e insistência) em percorrer o Brasil e América Latina, apresentando nosso trabalho, tem como objetivo difundir o que para nós é tão significativo: os resultados dos anos de trabalho psicológico com adoecimento orgânico, os vários investimentos em formação, muito afeto e a certeza de que estamos introduzindo em nosso país um novo olhar para um demanda tão importante e tão recorrente na  Psicologia Clínica. E nosso melhor retorno é perceber e sentir que aquilo que ensinamos produz ecos! 

Assim, regressamos de Recife ainda mais energizadas (pela  presença dos mais de 60 participantes em nosso minicurso, e pelas águas quentes e sem oferta de perigo do mar de Porto de Galinhas, longe da ameaça dos temidos tubarões de Boa Viagem)!

 Apresentação do Minicurso!

Porto de Galinhas- PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário