segunda-feira, 17 de junho de 2013

Consciência e corpo: participação no Congresso Internacional de Gestalt na Colômbia- maio 2013




Colômbia, cidade de Cartagena das Índias, litoral de temperaturas entre 28-35 graus. Foi nesse cenário que aconteceu mais um Congresso Internacional de Gestalt-terapia, o XIII, entre os dias 23  e 25 de maio de 2013. E, para nossa alegria e satisfação, estávamos presentes ajudando a construir mais uma página da história na nossa profissão para além das fronteiras do Brasil.

Nesse congresso, apresentamos um trabalho, o taller (ou workshop), intitulado: “ Conciência y cuerpo: uma mirada pra el sufrimiento humano” (Consciência e corpo: um olhar para o sofrimento humano). Sair do confortável terreno de nossa língua materna sempre gera algum desconforto, apesar de o espanhol ter sido nosso companheiro de algumas incursões pela América Latina. Para nossa surpresa, nesse congresso, o espanhol da Colômbia nos pareceu muito mais familiar, e o que poderia ser um empecilho, não chegou a figurar como uma preocupação no momento da nossa apresentação.

Nesse trabalho de pouco mais de uma hora e trinta de duração, conhecemos pessoas incríveis e disponíveis para vivenciar e aprender mais acerca de saúde, adoecimento e a Clínica da inclusão. Os participantes, entre eles estudantes, gestalt-terapeutas, psicólogos, médicos de diversas especialidades; pessoas dos mais variados países: argentinos, colombianos, brasileiros, mexicanos, uruguaios, franceses, dentre outros.  Mostramos nosso trabalho através de um experimento que montamos  e com o qual pudemos compartilhar alguns conceitos muito importantes e trazer para perto dos que ali estavam as sensações vivenciadas na clínica quando nos deparamos com pacientes que recebem um diagnóstico de uma doença grave ou situações em que perdem parte do seu corpo (ou algum órgão deixa de funcionar). Segundo o relato de alguns presentes, “ foi muito emocionante e impactante viver essa experiência”,  realmente, foi um experimento intenso e cheio de afeto.  Alguns ávidos pelo conhecimento que desenvolvemos aqui em Santa Catarina, no Instituto Müller-Granzotto, ao final do trabalho,  contataram-nos pedindo para que compartilhássemos com eles o material que utilizamos na apresentação e nos parabenizaram pelo trabalho. Entre os presentes, algumas pessoas muito queridas para nós, Ana Cordeiro e Maria Teresa Mandelli (nossas grandes amigas e  colegas de trabalho em Florianópolis) que nos auxiliaram e foram as melhores “staffs” que poderíamos ter! E o querido Jean-Marie Delacroix (renomado Gestalt-terapeuta francês, conferencista no congresso) que estava lá prestigiando nosso trabalho e disponibilizando sua forma e seu afeto no experimento que desenvolvemos. Um lindo encontro de pessoas que certamente estão abertas e conectadas com o novo, com o crescimento da Gestalt e suas múltiplas possibilidades. Por isso e tudo mais, temos muito o que agradecer!!

Esse congresso também foi a ocasião para reencontrarmos pessoas muito especiais para nós e  que há algum tempo não víamos, como nossos colegas do Diplomado em Saúde e Doença (do Chile), nosso entusiasmado colega mexicano, Jaime Iribe, e nossa querida amiga chilena, Maria Lucia Guiñes. Felizes encontros que Cartagena nos propiciou!!

E, para fechar nossa estada nessa linda e acolhedora cidade, conhecemos os encantos e as belezas do mar (quase caribenho), pudemos descansar e recarregar as energias para voltarmos ao trabalho diário e tão importante que realizamos aqui em Florianópolis.

Uma palavra ou frase para definir essa experiência? Felicidade e gratidão aos “laços invisíveis” que nos levam para os lugares em que devemos estar para fazer o que sabemos fazer!

 Experimento na apresentação do trabalho!

No centro de Bogotá!

Torre del Relog, na entrada da parte histórica de Cartagena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário